abril 8, 2023

[EVENTO URGENTE] Brasil retorna à Unasul após saída em 2019

O governo brasileiro anunciou hoje, 7 de abril, o retorno do Brasil à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco que o país havia deixado de fazer parte em 2019 durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo nota divulgada pelo governo brasileiro, a decisão é reflexo da nova política externa do país sob o governo Lula. O decreto foi publicado ontem (6) no Diário Oficial da União e entrará em vigor a partir de 6 de maio de 2023.

A Unasul foi criada em 2008 com o objetivo de fomentar a integração entre os países sul-americanos. O grupo foi inicialmente formado por doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Conforme estabelecido em seu tratado de criação, a Unasul tem como meta promover a integração e a união em níveis cultural, social, econômico e político entre seus países-membros.

Além disso, uma das responsabilidades do grupo é a organização de encontros entre os países para discutir questões que possam impactar a região, eliminar as desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável.

Texto escrito por Guilherme Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos