outubro 17, 2023

[EVENTO URGENTE] Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

No dia 15 de outubro ocorreu o segundo turno das eleições equatorianas. Com 97,81% das urnas apuradas, o candidato Daniel Noboa, da Acción Democrática Nacional, está matematicamente eleito presidente do Equador, com 51,96% dos votos.

Em seu discurso de vitória, Noboa anunciou que pretende começar imediatamente a trabalhar enquanto novo presidente do país. Entretanto, será empossado somente em 25 de dezembro deste ano e permanecerá no cargo até 24 de maio de 2025, concluindo o mandato do atual presidente, Guillermo Lasso.

Noboa e Lasso compartilham a preferência por políticas liberais na economia. Discursando de casa e na presença de familiares, Noboa destacou o foco em políticas de educação, emprego e segurança. Cabe destacar que foi respeitoso com a adversária derrotada, sem manifestar críticas extremistas.A candidata perdedora, Luiza Gonzalez, felicitou seu adversário pela vitória e discursou junto a outros membros da cúpula do partido Revolución Ciudadana (RC5), ligado ao ex-presidente de esquerda Rafael Correa.
Gonzáles aproveitou para lembrar promessas de campanha, como a reativação da economia com apoio do Estado, a criação de vagas para estudantes na universidade, a recuperação da pensão de aposentados e a retomada do controle do sistema carcerário do país. Entretanto, membros do RC5, como o prefeito de Cuenca, declararam disposição em trabalhar conjuntamente com o novo presidente.

Texto escrito por Ghaio Nicodemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos