março 17, 2022

[EVENTO URGENTE] Eleições Legislativas na Colômbia

Em 13 de março ocorreram eleições legislativas na Colômbia.

A coalizão Pacto Histórico, liderada por Gustavo Petro, passou a ser a principal força política do país, por ser a força majoritária no Senado, igualando ao Partido Conservador, e a segunda na Câmara de representantes, junto ao Partido Liberal.

O partido de direita liderado pelo ex-presidente Uribe, Centro Democrático, perdeu força no Congresso, se comparado com eleições passadas.

Nas prévias das eleições presidenciais, para eleger os candidatos das coalizões, Petro obteve mais de 4,5 milhões de votos.

Federico Gutierrez, da coalizão de centro direita, teve mais de 2 milhões, enquanto Sergio Fajardo, da coalizão de centro, teve menos de 1 milhão de votos.

Assim, a esquerda na Colômbia obteve resultados nunca antes logrados, e se torna a principal força política do país que concorrerá com a direita e centro direita nas eleições presidenciais.

Texto escrito pelo pesquisador Andrés Londoño Niño. Confira também o artigo “Colombia e o “Duque chao”: as mobilizações sociais no governo de Iván Duque” no Boletim OPSA n. 3 2021 aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos