agosto 17, 2023

[EVENTO URGENTE] Extrema-direita lidera eleições primárias na Argentina

Javier Milei, da coalizão de extrema-direita Libertad Avanza, foi o mais votado nas eleições primárias para presidente na Argentina, realizadas ontem. Conhecidas como PASO, elas servem para definir os candidatos que concorrerão à presidência, em eleição marcada para 22 de outubro.

Milei conquistou 30% dos votos. O resultado foi surpreendente, já que, na maioria das pesquisas de opinião, sua chapa aparecia em terceiro lugar.

As propostas de Milei combinam elementos ultraliberais, como o fim do Banco Central e a dolarização da economia, com elementos conservadores, como o fim do aborto legal e do casamento homoafetivo. As mudanças climáticas são tratadas como uma “farsa da esquerda”. No discurso após o resultado, Milei afirmou que a “justiça social é uma aberração”.

Em segundo lugar, ficou Patricia Bullrich, da coalizão Juntos por el Cambio, com 28,3% dos votos. Ela foi ex-ministra da Segurança Nacional no governo de Maurício Macri. Propõe endurecer o combate à criminalidade e flexibilizar o controle do Estado sobre a economia.

Finalmente, em terceiro lugar, apareceu Sergio Massa, com 27,3% dos votos. Ele é o atual ministro da Economia no governo de Alberto Fernández. O aprofundamento da crise econômica nos últimos anos pode ser um obstáculo para a chapa governista. A inflação atingiu o patamar de 115,16%, no acumulado dos últimos 12 meses.

Todas as demais coalizões ficaram com menos de 4%, após 97,4% das urnas serem apuradas. O comparecimento foi de 69,6%, sendo 4,8% de votos brancos e 1,2% de nulos.

Texto escrito por Jefferson Nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos