Gustavo Petro tomou posse hoje, dia 07 de agosto de 2022, como Presidente da Colômbia. Às 17h (horário de Brasília) teve início a cerimônia de posse do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, do Partido Pacto Histórico. Petro é o primeiro presidente de esquerda à frente da presidência da Colômbia, eleito no dia 19 de junho. Para o Cargo de Vice-Presidência foi escolhida Francia Márquez, a primeira mulher negra a assumir este posto.
A cerimônia aconteceu na Praça Bolivar, em Bogotá. Entre os principais acontecimentos destacam-se a primeira ordem de Gustavo Petro: levar a espada de Bolívar para a posse, pedido que havia sido negado pelo então presidente Duque. Tal elemento emblemático havia sido mantido sob o poder do movimento M-19, do qual fez parte o Presidente, por dezessete anos.
Em seu discurso, Petro enfatizou a necessidade de se cumprir o Acordo de Paz e de seguir as recomendações do relatório da Comissão da Verdade de 2016 e discursou a favor de uma nova Convenção Internacional contra as drogas. Além disso, enfatizou a criação do Ministério da Igualdade, que estará à frente Francia Márquez, e a necessidade de um governo que fomente a igualdade de gênero. Por fim, mencionou a importância em liderar a luta pela vida planetária.
Notícias e Eventos
[EVENTO URGENTE] Posse de Gustavo Petro na Colômbia
- 8 agosto, 2022
Recentes
[EVENTO URGENTE] STF brasileiro reage a acusações dos EUA
A abertura de trabalhos do semestre do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro ocorrida hoje, em Brasília, foi marcada
[EVENTO URGENTE] Suriname elege a primeira mulher como presidente de sua história
No dia 6 de julho, a Assembleia Nacional do Suriname elegeu Geerlings-Simons como Presidente da República. É a
[EVENTO URGENTE] EUA impõem sobretaxa de 50% a importações do Brasil
Ontem, dia 9, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Lula informando que imporá
[EVENTO URGENTE] Ex-presidente uruguaio José Mujica morre aos 89 anos
No dia 13 de maio, o ex-presidente do Uruguai (2010-2015), José Mujica, faleceu após meses enfrentando um câncer