IESP nas Eleições

Voltar para a página inicial

O projeto “IESP nas Eleições” tem como objetivo oferecer uma plataforma de produção de análises e de dados sobre o pleito eleitoral de 2018. A iniciativa parte de um grupo de professores e alunos de pós-graduação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), centro de excelência em ensino e pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em um momento de forte abalo da nossa jovem democracia, acreditamos que o voto do cidadão merece ser tratado com atenção e respeito especiais. Para tanto, divulgaremos informações baseadas em estudos de sólido rigor científico, mediante linguagem acessível ao público em geral.

O projeto conta com o suporte institucional de sete laboratórios da casa: DOXALEMEPNECON, DECISO, LABMUNDONEAAPE e OPSA, todos com farta experiência acumulada. Estes laboratórios ficarão responsáveis pela análise das pesquisas eleitorais, das tendências do noticiário semanal da grande mídia e do Facebook, da evolução das campanhas dos candidatos, da análise da cobertura da imprensa internacional, da pauta de política externa e das decisões do judiciário.

Confira abaixo os textos já publicados, por pesquisadores do OPSA:

1. Política Externa e Eleições.  Por Maria Regina Soares de Lima

2. Eleições e a migração de venezuelanos ao Brasil. Por Leonardo Albarello Weber e Edgar Andrés Londoño Niño.

3. Narcotráfico, diplomacia e defesa no debate eleitoral brasileiro: o que dizem o PT e o PSDB. Por Leandro Wolpert dos Santos.

4. Eleições no Paraguai, na Venezuela e na Colômbia e seus impactos para o Brasil. Por Edgar Andrés Londoño Niño, Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves e Leonardo Albarello Weber.

5. Política e Diplomacia: a campanha brasileira por um assento permanente no Conselho de SegurançaPor Marianna Albuquerque.

 

A seguir os vídeos informativos, com a participação de pesquisadores do OPSA:

1. Crise na Venezuela – Leonardo Albarello:

2. Conjuntura política na Colômbia – Fernanda Nanci: