[EVENTO URGENTE] Irfaan Ali é reeleito presidente da Guiana

No dia 1º de setembro, a Guiana realizou eleições nacionais, cujo resultado foi a vitória de Irfaan Ali para um segundo mandato de 5 anos. Ali anunciou sua vitória na quarta-feira, mas a Comissão Eleitoral da Guiana (GECOM) somente confirmou o resultado no dia 6 de setembro. As eleições presidenciais na Guiana são indiretas, de maneira que o partido ou aliança que consegue a maioria dos assentos no Parlamento tem seu candidato presidencial eleito.

O People’s Progressive Party/Civic (PPP), partido de Irfaan Ali, obteve 55% dos 65 assentos parlamentares. Os dois principais partidos de oposição, o We Invest in Nationhood (WIN) e o A Partnership for National Unity (APNU), tiveram, respectivamente, 24,8% e 17,7% dos votos.

O segundo mandato de Ali representa uma continuidade de suas políticas em relação à exploração de petróleo offshore, cujo desafio principal é conseguir fazer com que a renda seja distribuída de forma justa à sociedade guianesa. Além disso, a Guiana encontra-se em uma situação de tensões crescentes com a Venezuela, de forma que a pressão ativa dos Estados Unidos na região representa um elemento exógeno de possíveis desestabilizações e imprevisibilidades ao novo governo.

Após a vitória, Irfaan Ali recebeu congratulações de lideranças globais e embaixadas, como por exemplo, pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi através da plataforma X, além de mensagens das embaixadas do Reino Unido e da China.

Texto escrito por Guilherme Fritz.