Skip to content

Notícias e Eventos

[EVENTO URGENTE] Equador e China assinam Tratado de Livre-Comércio

Equador e China iniciaram as negociações de um tratado de livre-comércio (TLC) em março de 2022 e concluíram as negociações em dezembro do mesmo ano. O TLC, assinado na última quarta-feira, 10 de maio, abrange 99,6% dos produtos equatorianos e permitirá o acesso do país sul-americano ao mercado chinês sem o dispêndio de tarifas alfandegarias.

O TLC seguirá para análise da Corte Constitucional e ratificação da Assembleia Nacional. Ficaram de fora do acordo a prestação de serviços, investimentos e compras públicas, além de excluir 800 mercadorias chinesas dos setores têxtil, de calçados e cerâmicas. Alguns produtos equatorianos terão a implementação gradual da redução tarifária ao longo de cinco a dez anos, enquanto outros produtos usufruíram do fim das tarifas alfandegárias já no início da vigência do acordo.

O ministro do Comércio Julio José Prado e o presidente Guillermo Lasso tem expectativas positivas para o acordo comercial com a China, visto que a balança comercial entre os dois países é favorável ao Equador e espera-se que as exportações não-petrolíferas do país cresçam de 3 a 4 bilhões com o novo TLC. O governo equatoriano também espera que a assinatura do tratado pressione os EUA a assinar um acordo similar, visto que o governo estadunidense vem adiando a abertura de negociações de um TLC com o Equador.

Texto escrito por Ghaio Nicodemos.

Recentes

[EVENTO URGENTE] Irfaan Ali é reeleito presidente da Guiana

No dia 1º de setembro, a Guiana realizou eleições nacionais, cujo resultado foi a vitória de Irfaan Ali

[EVENTO URGENTE] Pré-candidato à presidência da Colômbia morre após atentado

Na madrugada de hoje, 11 de agosto, o senador e pré-candidato à presidência, Miguel Uribe Turbay, 39 anos,

[EVENTO URGENTE] STF brasileiro reage a acusações dos EUA

A abertura de trabalhos do semestre do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro ocorrida hoje, em Brasília, foi marcada

[EVENTO URGENTE] Suriname elege a primeira mulher como presidente de sua história

No dia 6 de julho, a Assembleia Nacional do Suriname elegeu Geerlings-Simons como Presidente da República. É a