Skip to content

Notícias e Eventos

[EVENTO URGENTE] Frente Ampla vence eleições no Uruguai

No dia 24 de novembro, aconteceu o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai. Com 49,66% dos votos, Yamandú Orsi, candidato pela Frente Ampla, venceu contra 46,66% dos votos de Álvaro Delgado, candidato de centro-direita, representando o Partido Nacional. A disputa entre os candidatos no segundo turno foi acirrada, marcando a diferença de 3,6 pontos percentuais.

Em seu primeiro discurso como presidente do Uruguai, Orsi transmitiu falas de união, prometendo governar para todos, inclusive aqueles que não votaram nele. Em suas palavras, “essa gente vai nos ajudar a construir um país melhor, também precisamos deles” e “não há futuro sem a troca de ideias, é assim que se constrói uma república democrática”. Por sua vez, Delgado reconheceu a vitória de seu adversário e afirmou estar aberto para negociar (algo inevitável, já que nenhum dos blocos em disputa ganhou maioria nas Casas Legislativas).

Em coletiva de imprensa, Orsi foi questionado sobre assuntos da política internacional, como a sua relação com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sobre o Mercosul. Sobre o primeiro assunto, questionado se convidaria Maduro para sua posse no dia 1 de março de 2025, afirmou que “um Estado se relaciona com Estados, nem com o presidente e nem com ideologias”. Quando se tem dificuldades diplomáticas com outro Estado, põe-no no final ou não o considera”. A respeito do Mercosul, Orsi comentou que o bloco econômico precisa de dinamismo e abertura.

Texto escrito por Débora Bedim Loures.

Recentes

[EVENTO URGENTE] Pré-candidato à presidência da Colômbia morre após atentado

Na madrugada de hoje, 11 de agosto, o senador e pré-candidato à presidência, Miguel Uribe Turbay, 39 anos,

[EVENTO URGENTE] STF brasileiro reage a acusações dos EUA

A abertura de trabalhos do semestre do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro ocorrida hoje, em Brasília, foi marcada

[EVENTO URGENTE] Suriname elege a primeira mulher como presidente de sua história

No dia 6 de julho, a Assembleia Nacional do Suriname elegeu Geerlings-Simons como Presidente da República. É a

[EVENTO URGENTE] EUA impõem sobretaxa de 50% a importações do Brasil

Ontem, dia 9, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Lula informando que imporá