• junho 3, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Boletim OPSA – n. 1 jan./mar. 2024

    Está disponível a nova edição do Boletim OPSA, que inclui:

    • Editorial “Ordem regional em disputa”, por Diogo Ives, Maria Regina Soares de Lima e Marianna Albuquerque

    • Artigo “Essequibo: conjuntura recente da histórica disputa entre Guiana e Venezuela”, por Thaís Jesinski Batista e Guilherme Domingues Fritz

    • Artigo “De crise em crise: a busca por credibilidade e estabilidade do governo de Dina Boluarte no Peru”, por Kethlyn Winter e Jefferson Nascimento

    • Artigo “A Guerra na Ucrânia e a Política Externa Brasileira no Governo Lula 3.0″, por Brenda de Carvalho Lima Rocha e Larissa Rosevics

    Sessão especial Projeto “Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável”:

    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Janeiro de 2024
    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Fevereiro de 2024
    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Março de 2024

    Acesse a edição completa aqui.

     

  • maio 15, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Conjuntura Latitude Sul – Abril/2024

    Está disponível a edição de abril de 2024 do Conjuntura Latitude Sul!
     
    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa do OPSA.
     
    Acesse a publicação completa aqui.
     

     

  • abril 29, 2024

    [EVENTO URGENTE] Plebiscito no Equador aprova militarizar e endurecer leis na segurança pública

    No último domingo, 21 de abril, o Equador realizou uma consulta popular com onze perguntas sobre mudanças legislativas em temas diversos, incluindo segurança pública e direito penal.

    Com comparecimento de 72% dos eleitores, nove propostas foram aprovadas pelo eleitorado equatoriano, que demonstrou apoio a um endurecimento no enfrentamento ao narcotráfico, diante da escalada da violência no país ao longo dos últimos anos.

    Foi aprovado o uso das Forças Armadas para reprimir o crime organizado, com ampliação dos seus poderes para exercer controle de armamentos, munições e explosivos de forma permanente em vias públicas.

    A população também apoiou mudanças no direito penal para permitir a extradição de cidadãos equatorianos para responder por crimes em outros países. Além disso, endossou um aumento para penas de crimes de terrorismo, tráfico de armas, drogas e pessoas, lavagem de dinheiro, homicídio, sequestro e garimpo ilegal.

    Outro tópico aprovado foi a apropriação e uso, por parte do Estado, de bens, recursos e armamentos apreendidos por origem ilícita ou injustificada.

    O processo político envolvendo o plebiscito foi marcado pelo assassinato de dois prefeitos de localidades onde ocorrem atividades de garimpo ilegal e de uma autoridade do sistema carcerário, mesmo com o país sob estado de exceção desde o início do ano.

    Texto escrito por Ghaio Nicodemos.

  • abril 12, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Conjuntura Latitude Sul – Março/2024

    Está disponível a edição de março de 2024 do Conjuntura Latitude Sul!
     
    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa do OPSA.
     
    Acesse a publicação completa aqui.
     

     

  • abril 10, 2024

    [EVENTO URGENTE] Polícia do Equador invade embaixada do México e gera crise diplomática

    Na noite de sexta-feira, 5 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada do México, em Quito, para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, asilado no local desde dezembro de 2023. Glas, aliado do ex-presidente Rafael Correa, está condenado a seis anos de prisão por crimes de corrupção e pediu asilo ao governo mexicano alegando perseguição política por parte da Procuradoria Geral do Equador. Após sua captura, foi encaminhado para um presídio na cidade de Guayaquil.

    A invasão acarretou a suspensão de relações diplomáticas com o Equador por parte do governo mexicano. Por sua vez, em resposta à decisão mexicana de conceder asilo a Glas, o governo equatoriano declarou a embaixadora que mediou o processo, Raquel Serur, persona non grata no país.

    A operação policial, considerada ilegal pelas normas do direito internacional, foi defendida pelo presidente equatoriano Daniel Noboa. O mandatário fez postagens em redes sociais da presidência apoiando a ‘impunidade zero’ e indicando que ‘nenhum delinquente pode ser considerado perseguido político’. Uma das postagens reduziu o papel das embaixadas apenas à finalidade de ‘estreitar relações entre os países’.

    O incidente repercutiu negativamente na região. Diversas lideranças criticaram as ações do governo equatoriano, como o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente chileno Gabriel Boric; o presidente colombiano, Gustavo Petro; e o chanceler venezuelano, Yvan Gil.

    A Organização dos Estados Americanos (OEA) defendeu o respeito à inviolabilidade de missões diplomáticas e aos princípios do direito internacional. A organização também pediu que Equador e México busquem reestabelecer o diálogo e sugeriu que seu conselho permanente se reúna para discutir a invasão da embaixada e o direito ao asilo solicitado por Glas.

    Texto escrito por Ghaio Nicodemos.

  • março 27, 2024

    [EVENTO URGENTE] Governo da Venezuela veta candidata da oposição em eleição

    A candidata Corina Yoris foi impedida de registrar sua candidatura à presidência da Venezuela, após o encerramento do prazo de submissão em 25 de março. Corina Yoris foi indicada por Maria Corina Machado, vencedora das primárias realizadas pela Plataforma Unitária – grupo que congrega as maiores forças da oposição – para definir o candidato que enfrentaria Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho. O Superior Tribunal de Justiça venezuelano impugnou a candidatura de Corina Machado por denúncias de irregularidades administrativas durante seu mandato como deputada.

    A Plataforma Unitária denunciou que o site do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) não aceitou a candidatura de Corina Yoris. Com isso, a Plataforma inscreveu provisoriamente Edmundo González Urrutia como seu representante, na madrugada de segunda para terça-feira, após prorrogação de 12 horas concedida pelo CNE. Outro candidato significativo da oposição que logrou se registrar é Manuel Rosales, atual governador do estado de Zulia.

    O impedimento de Corina Yoris gerou reações negativas da comunidade internacional. Ontem, 26 de março, o Itamaraty alterou o tom de seu discurso sobre as eleições venezuelanas. Em nota, divulgada após telefonema de Celso Amorim não ser atendido pelo governo Maduro, o Ministério afirmou que acompanha com “expectativa e preocupação” o processo eleitoral. O governo de Maduro repudiou o comunicado, classificando-o como “cinzento e intervencionista”.

    Texto escrito por Thaís Jesinski Batista.

  • março 18, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Conjuntura Latitude Sul – Janeiro e Fevereiro/2024

    Está disponível a edição de janeiro e fevereiro de 2024 do Conjuntura Latitude Sul!
     
    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa do OPSA.
     
    Acesse a publicação completa aqui.
     

     

  • fevereiro 27, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Boletim OPSA – n. 4 out./dez. 2023

    Está disponível a nova edição do Boletim OPSA, que inclui:

    • Editorial “G20 e a reforma da comunicação virtual”, por Diogo Ives, Maria Regina Soares de Lima e Marianna Albuquerque

    • Artigo ““Crise dos 40”: o que a eleição de Milei representa para a democracia argentina”, por Jefferson Nascimento

    • Artigo “Uma trégua partidária em meio ao caos? Eleições antecipadas e realinhamento político no Equador”, por Ghaio Nicodemos Barbosa

    • Artigo “Geopolítica da transição energética: o Triângulo ABC do lítio na América do Sul”, por Diogo Ives, Jefferson Nascimento e Marília Closs

    Sessão especial Projeto “Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável”:

    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Outubro de 2023
    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Novembro de 2023
    • Monitor da Governança Pan-Amazônica: Dezembro de 2023

    Acesse a edição completa aqui.

     

  • janeiro 31, 2024

    [PUBLICAÇÕES] Conjuntura Latitude Sul – Dezembro/2023

    Está disponível a edição de dezembro de 2023 do Conjuntura Latitude Sul!
     
    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa do OPSA e do NEAAPE.
     
    Acesse a publicação completa aqui.
     

     

  • dezembro 22, 2023

    [PUBLICAÇÕES] Conjuntura Latitude Sul – Novembro/2023

    Está disponível a edição de novembro de 2023 do Conjuntura Latitude Sul!
     
    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa do OPSA e do NEAAPE.
     
    Acesse a publicação completa aqui.
     

     

Busca
Arquivos