outubro 23, 2023

[EVENTO URGENTE] Coalizão peronista lidera o primeiro turno na Argentina

O primeiro turno da eleição presidencial na Argentina, realizado em 22 de outubro, teve um resultado surpreendentemente positivo para a coalizão peronista que governa o país. O candidato Sergio Massa, atual ministro da Economia, despontou na liderança, ao conquistar 36,7% dos votos.

Em segundo lugar, aparece Javier Milei, da coalizão de extrema direita Libertad Avanza, com 30%, contrariando grande parte das pesquisas eleitorais, nas quais aparecia em primeiro lugar. Massa e Milei disputarão o segundo turno no dia 19 de novembro.

Nos seus discursos após a divulgação do resultado, ambos fizeram acenos aos eleitores do Juntos Por El Cambio, coalizão da direita tradicional, liderada por Patricia Bullrich, que ficou em terceiro, com 23,8% dos votos.

Logo em seguida, aparecem Julio Schiaretti, da coalizão Hacemos Por Nuestro País, com 6,8%, e Myriam Bregman, da Frente de Izquierda, com 2,7%. A participação foi de 77,7% e os votos brancos representaram 2% do total de votos. 98,5% das urnas já foram apuradas.

O grande desafio para Sergio Massa, nessa reta final, será controlar a inflação, que está acima de 138% ao ano. Para Milei, o desafio maior será conquistar o apoio dos eleitores anti-peronistas mais moderados, que tampouco compartilham das propostas mais radicais do candidato libertário no âmbito da economia e dos costumes.

Texto escrito por Jefferson Nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos