maio 1, 2023

[EVENTO URGENTE] Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai

No dia 30 de abril, Santiago Peña, da Associação Nacional Republicana, popularmente conhecida como Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai. Em turno único, com 99% dos votos apurados, Peña obteve 42% dos votos e derrotou o principal candidato de oposição, Efraín Alegre, da coligação Concentração Nacional, que obteve 27% dos votos.

A vitória de Santiago Peña representa a continuidade da hegemonia de mais de 70 anos do Partido Colorado no Paraguai, interrompida apenas pela vitória de Fernando Lugo em 2008. Para enfrentar o partido conservador no poder, foi estabelecida a aliança “Concentração Nacional para um Novo Paraguai” entre partidos políticos de centro, esquerda e direita, que canalizou, principalmente, a demanda por alternância de poder, mas não foi bem-sucedida.

Santiago Peña é economista formado pela Universidade Católica de Nossa Senhora da Assunção. Além de atuar no Fundo Monetário Internacional, foi Ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horacio Cartes (2013-2018) e foi por meio da ala cartista do Partido Colorado que se candidatou a presidente. Peña concorreu às eleições acompanhado do político colorado Pedro Alliana, que ocupará o cargo de vice-presidente do Paraguai.

Além de elegerem o presidente e vice-presidente para os próximos 5 anos, os paraguaios também votaram para eleger senadores, deputados, governadores e membros das juntas departamentais. A posse dos candidatos eleitos está prevista para 15 de agosto de 2023, com exceção dos senadores e deputados, que têm posse prevista para 1 de julho de 2023.

Texto escrito por Júlia Furtado Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Arquivos